domingo, 19 de agosto de 2012

Como Calcular Preço para Venda


Vendo aqui, acho que não costumo fazer posts que "ajudem" as pessoas a venderem coisas em casa (tipo bolinhos, biscoitos, essas coisas...). Dai, aproveitando que estou fazendo umas tabelas pra saber quanto vou gastar em compras (para jantares futuros), resolvi colocar tudo em "um lugar so". Estou criando uma planilha (pois não achei nenhuma na net que me agrade) para saber como calcular preço para vendas de coisas de comer. Normalmente os calculos diferem bastante (não se calcula um pão de mel para vender na faculdade da mesma maneira que se calcula um prato em um menu de restaurante). Mas a base é a mesma: saber quanto gasta no total (produtos, despesas fixas do mês), quanto quer ganhar (% de lucro), impostos (pra quem vende pão de mel, ou doces de forma informal, imagino que não tenha imposto em cima disso... quem souber me fale ai) e preço minimo de venda.

Outras coisas entram na equação também : desperdicio, quanto sobra, entre outras coisas.

Essa minha planilha é uma versão beta. Tenho que melhorar algumas coisas, mudar outras, acrescentar outras, etc. Mas ja compartilho com vocês. Me falem ai o que devo colocar, mudar, repensar, etc...

Para calcular despesas, peguei esse site. Gostei de como ele faz.

Para baixar minha planilha clique aqui.

O arquivo tem 3 folhas. Uma com o quadro (ja pronto para uso); uma outra descrevendo como a planilha funciona (é so clicar na casa e ler o que esta escrito); e uma terceira mostrando um exemplo. Acho que esta tudo bem explicado. Qualquer coisa é so perguntar.

Espero que ajude. Quem testar, me dê um retorno, para ver se funciona mesmo.

A gente vai se falando :)

Abraços

CH

4 comentários:

maria neusa guadalupe disse...

Gostei da idéia....beijos compradores!

hernandez disse...

Cara curti demais isso belo modelo de ficha tecnica. Parabéns. Vc deveria fazer uma para calcular o preco final mesmo de venda. Tipo de restaurante.

carlos henrique disse...

Ola Hernandez,

valeu demais ! era o que eu pensava em fazer... da pra usar essa tb para restaurante, mas tem que pensar no desperdicio, que entra no preço tb, e esse dado nao tem na minha tabela :) ainda nao tive tempo de melhora-la, mas o farei um dia

aproveitando, o Gourmet Glutão do blogspot mudou para o wordpress (gourmetglutao.wordpress.com), dê uma passada por la para novos posts :) esse do blogspot continuara existindo, mas não sera mais atualizado...

abraços

CH

Eliane Malpighi Fernandes disse...

olá, tudo bem?

vc ainda tem a planilha mencionada no seu post? poderia me escrever no elianemalpighi@uol.com.br?

obrigada

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails