quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Anti-Restaurante 14/01/2012 - Prato, Frango com quiabo


Ai vai a receita do Frango com quibo e pure de inhame :

Ingredientes Quiabo : 
- um monte de quiabo (usamos 600 gramas para 10 pessoas), ja lavados
- suco de um limão
- sal, pimenta
- azeite
- uma cebola picada

Preparo : 

O quiabo você pode fazer bem antes de servir, e so finalizar quando for comer.
Leve uns 5 litros de agua (dentro de uma panela, claro) para ferver. Corte os quibos em rodelas. "Jogue" os quibos na agua fervente (com um pouco de sal e o suco de limão). 4 mituos depois teste para saber se ja estão macios. Se sim, escorra e coloque-os em uma saladeira com muita agua gelada (com pedras de gelo se quiser). Escorra, e passe um pouco em agua corrente para desprender um pouco mais da baba (eu adoro baba de quiabo, entao não faço isso, mas se você não gosta, de uma lavadinha ai). Coloque agua na saladeira, e pode deixar o quiabo de molho ai se você nao for demorar muito para finaliza-lo. Se for demorar, escorra bem, deixe secar um pouco e guarde na geladeira.

Os Quiabos ja cozidos, na agua fria. 

Para finalizar : em uma frigideira doure um pouco a cebola em um pouco de azeite. Sal, pimenta. Ta pronto. 

Pure de inhame : 
- inhames (um punhado, usamos uns 600 gramas também), descascados e cortados em pedaços médios (o tamanho do pedaço vai depender do tamanho do inhame... os que comprei eram bem pequenos, entao so cortei ao meio... se forem grandes, corte em 4... o negocio é corta-los em pedaços com mais ou menos o mesmo tamanho, para cozinhar ao mesmo tempo).
- creme de leite fresco (aqui a quantidade é meio no olho mesmo... até dar a textura que quiser na verdade.. pode ser leite também)
- manteiga (uns 25 gramas)
- sal, pimenta...

Cozinhe os inhames em bastante agua (com um cadin de sal). Assim que ficarem macios, escorra. Eu deixo os inhames na mesma panela (sem agua), coloco a manteiga e vou mexendo e apertando com uma colher de pau. Assim que forem ficando bem amassados, coloco o creme. E vou mexendo. Nao passo por espremedor nem peneira ou garfo... gosto do pure mais rustico mesmo...sal pimenta, esta pronto :) 

Frango : 
- coxas e sobrecoxas de frango (um para cada pessoa ja esta otimo... eu não uso peito, pq acho a sobrecoxa bemmm melhor que peito... mas pra essa da maneira que eu faço, o melhor é pedaço com osso mesmo)
- açafrão da terra (curcuma aqui na França)
- pimenta do reino
- azeite
- suco de um limão
- vinagre de maça (ou o que você preferir)
- alguma pimenta em po, tipo Cayenne, ou alguma boa pimenta fresca... você escolhe.
- sal
- farinha de trigo
- um saco plastico (tipo de guardar comida na geladeira)

Coloque as partes do frango (ja limpos e separados) em uma saladeira. Coloque ai o açafrao, pimenta do reino, a pimenta em po ou fresca e sal (tudo à gosto). Coloque umas duas colheres de azeite, o suco de limão e um pouco de vinagre (no olho também, tudo depende da quantidade de frango). Misture bem, para todos os pedaços de frango ficarem bem cheios de tempeiro :) Leve à geladeira, e deixe marinando por pelo menos 30 minutos. 
Ja marinando :)

Coloque bastante farinha de trigo dentro da sacola de guardar comida na geladeira. Coloque alguns pedaços de frango ai. Feche a sacola e chacoalhe bem. Para o frango ficar bem "empanadinho", com farinha por todos os lados. 
Indo para o forno

Coloque os frangos em um tabuleiro e leve ao forno (ja pré aquecido à 180°C). Em meia hora, vire os pedaços de frango (não vai estar bonito nao, mas nao se desespere). Depois de mais meia hora, vire de novo o frango e aumente o forno para 200°C. 10 minutos depois, vire de novo o frango. Mais 10 minutos e esta pronto !!! 

Agora é so "juntar tudo" e servir :) 


Bem bom e crocante :)

é isso ai, 

té té

Abraços

CH

4 comentários:

maria neusa guadalupe disse...

Uauuuuuuuuuu...acho que consigo fazer o purê de inhame,que adoro...como está o frio aí??? As notícias que chegam aqui estão nos assustando....beijos preocupados.

Delma disse...

Hmmmmmmmmm. Gostei!

Alessandra disse...

E como só esse tiquinho aí da foto?

carlos henrique disse...

No jantar servimos so ese tiquin como prato, pq olha o resto do menu... so for mais, ninguem da conta de comer :)

o resto do menu ta aqui

http://www.gourmetglutao.blogspot.com/2012/01/anti-restaurante-14012012.html

abraços

CH

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails