segunda-feira, 25 de abril de 2011

Verrine aos três chocolates


Para quem gosta de chocolate ai vai uma receita bemmmmm facil e muuuuito boa. Vou colocar as quantidades da receita, mas eu dobrei tudo para poder fazer 4 grandes verrines para 4 grandes "devoradores" de chocolate hehehe

ai vai, em partes : 

100g de chocolate amargo (pelo menos 52% hein)
100g de creme de leite fresco.

quebre bem o chocolate dentro de uma saladeira de vidro (se possivel, pq vai ficar mais facil de limpar e vai desperdiçar menos... pode ser daquelas de "metal" tb). Se vc puder até mesmo raspar o chocolate com uma faca, vai ser melhor ainda, pq dai ele derrete mais rapido e por igual...

dentro de uma panela, leve ao fogo o creme de leite fresco. Coloque em fogo baixo e fique vigiando para nao deixar ferver. Quando começar a querer levantar fervura, tire do fogo e "jogue" na saladeira onde esta o chocolate. Mexa com uma espatula até o chocolate derreter todo e ficar bem cremoso. 

Pegue um copo de vidro (um bonito de preferencia hehehe) e "cubra" mais ou menos um terço do copo com esse creme. Deixe esfriando fora da geladeira. Assim que esfriar um pouco, cubra o copo com filme plastico e leve a geladeira por algumas horas, até solidificar. 

100g de chocolate branco
100g de creme de leite fresco

quebre e raspe o chocolate branco (igual ao chocolate amargo). Coloque no fogo uma panela pequena com um pouco de agua (um terço esta bom). Certifique-se que essa panela tem a boca menor que a sua saladeira de vidro, assim a agua nao vai encostar. Assim que a agua ferver derreta o chocolate em banho maria. 

Enquanto o chocolate vai derretendo faça um chantilly com o creme de leite fresco (é so colocar em uma saladeira, pegar um fouet e ir "batendo" até ficar em ponto de chantilly). Tire o chocolate do banho maria e mexa com uma espatula (para poder derreter tudo direitinho). Pegue uma colher do chantilly e misture (mexendo bem rapido) no chocolate derretido. Agora coloque todo o chantilly ai nessa mistura e mexa "lentamente" (mas nem tanto), para poder encorporar o chantilly ao chocolate derretido. 

pegue seus copos da geladeira (ja com o chocolate amargo durinho) e cubra mais um terço do copo com essa mistura de chocolate branco com chantilly. Deixe esfriar um pouco, passe o filme e leve à geladeira.

100g de chocolate ao leite
2 ovos (separe gemas e as claras)

derreta o chocolate em banho maria (mesma coisa, raspe o chocolate, etc). Enquanto isso levante a clara em neve (com uma pitadinha de nada de sal). Mexa o chocolate com uma espatula, para derreter tudo certinho. Tire do banho maria e mexa um pouco, para esfriar o chocolate um pouquinho (se a saladeira estiver muito quente, vc pode mesmo coloca-la dentro de uma vazilha com agua, para esfriar um pouquinho). Coloque as duas gemas ai no chocolate e mexa bem rapido. Coloque uma colher de clara em neve nessa mistura e mexa bem rapido  tb. Agora coloque toda a clara em neve e mexa delicadamente. O segredo aqui é ser efetivo, pq se vc mexer muito devagar vc vai acabar deixar sair muito ar, e se mexer muito rapido vai acabar desandando o negocio. Entao é ir firme (mas de leve hehe) e nao mexer por muito tempo. Ficou homogeneo, esta bom.

Pegue seus copos na galadeira e distribua essa mousse de chocolate no ultimo terço da verrine. Cubra com o plastico e leve à geladeira por mais algumas horas.

No final das contas fica assim : 



Quando for comer, dê uma colherada que pegue as tres camadas... as tres diferentes texturas ficam muito boas juntas !!!! 

Dica 1 : pelo amor de Jaga NAO coloque açucar em nada !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! nem no chantilly, nem nas claras em neve, nem na mousse !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! os chocolates ja sao doces o suficiente.

Dica 2 : a verrine sozinha ja é bonita, mas faça uma decoraçao legal tb... eu coloquei uns morangos cortados em "vs", um hortela bemmm cheiroso e uma decoraçao de caramelo (que logo logo posto aqui como fazer.... é bem simples).

Dica 3 : se der, deixe as verrines de um dia para o outro na geladeira. 

sobremesa facil, simples, um pouco demorada (por conta do tempo de espera) mas que impressiona seus convidados, pq a apresentaçao em verrine é sempre bonita..... ah, e vc pode fazer variaçoes, colocando algumas ervas aromaticas, alcool (rum, licor, etc) na mousse, ou nos outros cremes.... colocando pedaços inteiros de chocolate dentro de cada creme, e por ai vai....

Boa degustaçao !!





Abraços

CH

Um comentário:

maria neusa guadalupe disse...

uauuuuuuu..será que dá pra fazer diet???? Beijos salivantes de admiração e gula..rs

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails