sexta-feira, 29 de abril de 2011

Decoraçao de Caramelo


Bem facil e sem muitos segredos. 

Faça um caramelo à seco com um tanto bom de açucar. Sei la, uns 100g ou 200g dependendo da quantidade que for fazer (caramelo é bem facil de fazer hein... é so colocar o açucar na panela, e deixar "derreter"... começou a derreter nas bordas, vai chacoalhando a panela até o açucar derreter todo).

O caramelo ficou pronto ? dai tem algumas astucias : 

Dica 1 : encha uma saladeira com agua da torneira. Dai coloque o fundo da panela com o caramelo ai nessa agua. Cuidado, a panela vai estar muito quente. Isso vai esfriar a panela e o caramelo vai parar de cozinhar ( é claro que ele continua cozinhando, pq o açucar acumula muito calor, mas com a panela fria ele vai ficar mais "tranquilo" hehehe).

Dica 2 : deixe a panela sempre inclinada. Assim o caramelo vai se acumular em um dos cantos. Quanto menos contato com o ar, melhor, pq dai ele vai demorar mais pra esfriar. 

Assim que vc fizer isso ai, espere um minuto, ou dois antes de começar a fazer as decoraçoes. Com ele muito liquido vai ficar dificil de fazer o que a gente vai fazer. A consistencia "ideal" é a de um melado grosso, pq dai vc vai ser capaz de fazer fios com o caramelo, mas ele ainda estara "fino" o bastante para que vc trabalhe bem com ele...

Dai agora é pegar uma colher, pegar um cado do caramelo com ela e ir fazendo fios em uma superficie, que pode ser :

Uma folha de papel manteiga em cima de uma forma... nao gostei desse assim, pq os fios nao se grudam direito, e quando grudam, eles nao ficam bonitos.... essa foto ai foi feita com o caramelo "ainda quente", sem o tempo de espera... da pra ver que fica tudo muito grande, e que acaba escorrendo.... comer isso ai nao é bom nao hehehee

o melhor método foi esse :
Passar um pouco de oleo de cozinha em uma forma, e com o caramelo ja com o tempo de espera, ir passando fios do jeito que a gente quiser.

Bem facil de desgrudar e mais fino. Você pode fazer o formato que quiser, é so ficar de olho para que os fios se cruzem, pq dai eles se colam e a decoraçao fica mais firme... quanto mais fino melhor para comer.

Da para vc pegar umas colheres de aluminio, ou mesmo uma concha, passar um pouco de oleo e fazer formas arredondadas para poder colocar sorvete dentro e tals... fica bem bonito.

Abraços

CH

3 comentários:

maria neusa guadalupe disse...

Bonito e gostoso..aiaiai...beijos caramelizados.

natalia - rj disse...

adorei a dica da concha! obrigada!

carlos henrique disse...

Você pode dar forma do jeito que quiser, é so ficar de olho para nao grudar... sendo algo "frio" e de preferencia "de metal" tudo vai dar certo (é so lembrar de passar um poquinho de oleo)

abraços

CH

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails