segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Diario do Queijo - Tomme au marc de raisin

Estava olhando minhas postagens, e vi que nao tinha publicado essa.... esse queijo foi o primeiro do meu diario :) dia 14 de novembro hehehe lembrava do queijo, mas nao lembrava que nao tinha postado... entao ai vai : 

Comprei outro dia o Tomme au marc de raisin. Essa foi outra bela surpresa.... nunca tinha experimentado. Quando fui comprar, o "queijeiro" me disse que esse queijo é meio raro pois ele so é feito depois que as uvas foram colhidas e "espremidas" para fazer o vinho. Ja explico. A "base" desse queijo é o  Tomme de Savoie tradicional (que logo logo coloco aqui). O Tomme de Savoie leva 10 semanas para "curar". Entao, a diferença entre os dois é : nas ultimas 4 semans de afinagem, o Tomme de Savoie fica curtindo dentro de um tonel com o marc de uvas. Marc de uvas ? o marc é o resto das uvas que foram "espremidas" para fazer o vinho. Ficando no meio dessas cascas e afins, o queijo acaba tomando o gosto das uvas, do vinho, e do alcool... 

Como ele é feito no outono, so podemos come-lo no fim do outono e no inverno. Queijo de época... mas vale a pena esperar... ele é produzido na regiao da Savoie

Com todo esse processo tive a impressao que o queijo fica menos gorduroso, e com o gosto mais fino... realmente muito bom.   

Abraços

CH

Um comentário:

maria neusa guadalupe disse...

Me pareceu o mais bonito fotograficamente de todos..e uma delícia tb...beijos encantados.

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails