segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Frango Wellington

Para quem conhece o Filet Wellington, fica facil de saber o que que eu fiz... queria fazer uma receita diferente, e me lembrei do Filet Wellington, mas nao tinha filet mignon (que é bem caro aqui  na França) entao resolvi fazer a receita, mas com filet de frango... e vou te contar, normalmente eu fico orgulho com as coisas que eu cozinho, mas esse foi facil o melhor peito de fango que ja comi :) suculento, sem precisar de molho, cheio de sabor, e a receita nao é tao complicada.... bom, a gente sempre da conta de complicar né ?! hehehe

Ingredientes (para duas pessoas) e preparo :

- dois filets de frango
- pasta de champignon
- massa folhada... ha ! aqui a gente acha para comprar no supermercado, e elas nao sao ruins nao.... mas  da pra fazer a sua propia tb... eu fiz das duas maneiras :)
- um ovo cru batido, so para pincelar a massa.
- 6 fatias de presunto defumado (tipo parma, essas coisas).
- uma boa mostarda.


Frango :
- 2 filets de frango limpos (é so tirar aquelas partes brancas meio nojentas... e do lado de dentro do filet, se o peito nao foi tao bem desossado tem sempre uma cartilagenzinha é so tirar isso ai tb)
- um fio de azeite
- sal
- piementa do reino
- outras pimentas (eu usei um pouco de d'espelette e de Cayenne...sao minhas duas pimentas secas e em po do momento)... coloque o que vc gostar  vai... gengibre  tb fica bom, mas  nao tinha aqui em casa
- vinagre balsamico (so um cadin tb)
- ervas... eu usei estragao, adoro estragao com frango....

misture tudo, de uma esfregada boa e deixe o frango de lado (dentro de um prato) por uns 10 minutos.
Frango Marinando

Ah, nao coloque muito sal ok ?!  Em uma frigideira bem quente doure os filets uns 30  segundos de cada lado... nao  é para cozinhar o frango, e sim para selar... 30 segundos esta até passando de bom.... reserve.

Pasta de champignons :
- eu usei 12 champignon de Paris frescos (6 para cada filet). Mas da para usar o que você achar ai.
Lave os champignons, e coloque tudo dentro de um processador. Bata até conseguir uma  massa mole...se os champignons estiverem bem frescos, essa mistura vai ficar meio cinza, se eles estiverem mais velinhos, vai ficar meio preta.

Champignons ja processados.... rapidinho.

Na mesma frigideira que você fez o frango, coloque essa pasta de champignons e leve ao fogo... é so para tirar o excesso de  agua. Voce vai ver que vai evaporar bastante agua. Uns 5 minutinhos, mexendo de vez em quando ja esta bom. Reserve.

"Secando" o champignon e o frango ja selado.  

Montagem :

Pegue um rolo de filme plastico e desenrole uma grande "folha" em cima de uma mesa. Ele vai te ajudar  a enrolar tudo.

Por cima da folha, faça uma "cama" com 3 fatias de presunto. Por cima, coloque a metade da pasta de champignons (guarde a outra metade para o segundo filet). Coloque  o filet lambusado de mostarda (dos dois lados) por cima  dessa cama.

Tudo ja no seu lugar, falta so enrolar. 

Dai é so enrolar com ajuda do filme plastico. Leve as pontas dos presuntos que estao do seu lado até mais ou menos na metade do frango. Com os polegares segurando do lado de fora do filme, e os outros dedos segurando o frango, va girando até o filet ficar bem dentro das fatias de presunto. Elas vao envolver todo o frango. Continue enrolando esse "balaozinho" até terminar o filme plastico. De umas voltas com o que sobrou do lado, para ficar bem  fechadinho.

Ja enroladinho. 

Repita a  mesma  coisa com o outro filet.
Leve à geladeira por uns 20 minutos.

Dica : com "a  cama" de presunto e champignons  ja montada "besunte" a parte de fora do filet com mostarda (isso com o filet ainda no prato). Coloque o filet na "cama" com a parte ja besuntada virada para baixo. Besunte a outra parte do filet, ai mesmo, em cima "da cama"...bemmmmm mais facil, e sem sujeira.

20 minutos depois, com um pouco de farinha em cima da mesa desenrole a massa folhada (se você comprou a pronta....ou abra a massa se você  fez vc mesmo). A massa pronta vem  sempre redonda (pelo menos as que ja encontrei por aqui, e que sao baratinhas hehehe). Corte ao meio. Cada meteda vai cobrir um filet. Passe um pouco de ovo batido por toda a volta da massa.
Massa comprada pronta do supermercado. 

Tire o "rolo de filet" do plastico e coloque-o no meio da massa folhada. Feche a massa. Vai sobrar um pouco dos lados, vc pode cortar um pouco e fechar o resto em baixo ou vc pode fechar tudo em baixo, assim vc nao precisa jogar nada fora.... eu fechei tudo em baixo.

Massa caseira. Ja com o ovo nas laterais e o "rolo" no meio.
Com a massa do supermercado. As sobras nos cantos foram pra baixo...

Esse "rolo" de massa que envolve o frango nao pode ter buracos. Verifique se esta bem fechadinho. Geladeira por 5 minutos (15 se a massa for caseira).

Pre aqueça o forno por 10 minutos à 200 graus (respeite o tempo de pré aquecimento ok ? é importante...). Passe um pouco do ovo batido por cima dosdois  filets e leve ao forno por 20 minutos (nem mais, nem menos hehehehe).
Saidos da geladeira, ja com o ovo por cima... esses ai sao com a massa do supermercado.

Dica mais  importante : assim que tiver assado, tire do forno. Deixe tudo decansando de 5 a 10 minutos (com um pano cobrindo) para que os sucos da carne possam voltar ao seus lugares, e os perfmes la dentro se desenvolvam. A carne acaba de cozinhar assim também.
Assado, massa do supermercado. 
Ja assado... massa caseira. 

Parece complicado mas nao é. E vou te falar, fica muito bom. Sirva com uma salada  ou com legumes.

Eu servi com legumes, depois passo como cozinhar esses legumes....

Com a massa do supermercado, servido com couve de bruxelas e marrons...
Massa caseira, servido com vagens, brocolis, couve de bruxelas, marrons e figos. Tudo salteado.

Ta vendo que a carne esta bem suculenta... mas ela esta um pouco brilhante demais ? entao, essas eu nao deixei descansar logo depois de serem assadas... os sucos nao voltaram pro lugar e para cortar ficou dificil, pq saiu suco pra tudo quanto é lado... mas deixando descansar (infelizmente nao fiz foto, a fome ja estava muita hehehe), da tudo certo......

Aquele abraço

CH

ps : vou passar a receita da massa caseira assim que minha camera chegar, pq dai posso filmar, e vcs vao ver que nao é um bicho de 7 cabeçar fazer massa folhada.

2 comentários:

Iara Fonseca Schmidt disse...

E num é que esse filet ficou muuuuuito bom ?! Voltar pra casa e ter um jantar desses foi simplesmente parfait ! Delicia viu babys ?!

maria neusa guadalupe disse...

Maravilha...adoro frango,adoro massa folhada......quem sabe ano que vem não ganhamos um almoço desse aqui na terrinha????Beijos ainda uberlandenses.

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails