domingo, 26 de setembro de 2010

"Gâteau au chocolat de Laloux"


Outro dia nas minhas "andanças" pela a internet eu encontrei um site bem legal :


é de um camarada (bem conhecido no mundo gastronomico) canadense e que coloca as receitas em videos no seu site. Sempre com chefs convidados executando as tais receitas. Resolvi fazer a receita de um bolo de chocolate... e rapaz... vai ser bom !!!

ai vai a receita :

12 ovos
200g de manteiga sem sal
250g de açucar (divida na metada, entao duas de 125g)
250g de chocolate negro (une 70% ta de bom tamanho)
100g de farinha de trigo
100g de farinha de amendoas
1 pitada de sal
um cado de agua (uns 100ml)

Aqueça o forno à 180 graus. Coloque a farinha de amendoas em uma forma, bem espalhada. Leve ao forno, coisa rapida. Ela vai começar a dourar. Tire do forno e reserve. Isso vai fazer essa farinha soltar seus perfumes. Assim que ela estiver morna, misture-a com a farinha de trigo.

Separe as gemas das claras. Coloque as doze claras em um ball. Das 12 gemas que restam, 6 você pode colocar em um pote, filmar (ou fechar com tampa) e colocar na geladeira (a gente nao vai usar nessa receita, mas vai fazer um creme ingles depois). As outras 6 gemas a gente vai usar logo logo.

Derreta em banho maria o chocolate + a manteiga + agua. Quando tiver tudo bem derretidinho, coloque 125g de açucar. Mexa bem e coloque as 6 gemas. Mexa bem e reserve.

Monte as claras em neve com a pitadinha de sal (que ajuda a montar melhor). Eu faço na mao com o fouet, mas você pode fazer na batedeira também. Quando ficar um pouquinho espumoso pode colocar um pouco de açucar. Vai montando e colocando o açucar aos poucos. Montou em neve, ta beleza.

Agora vem a parte delicada. Coloque dois terços, ou metade, ao seu gosto, da calda de chocolate na clara em neve e va mexendo com uma espatula bem devagar, para nao "desmontar" as claras. Quando tiver bem misturado, coloque a farinha (farinha de trigo + farinha de amendoas). Coloque devagarinho também, e va mexendo com cuidado. Essa parte nao pode demorar muito nao. Quanto menos tempo a gente trabalha a clara em neve melhor, assim ela nao desmonta. Muita calma nessa hora. Pq se nao acontece que nem aconteceu comigo : estava misturando tudo, girando o ball e mexendo com a espatula. Numa girada + uma mexida, a espatula quebrou e tudo voou no chao !!! :( perdi quase 2 terços da massa.... do que sobrou eu fiz o bolo (o que ja ficou bom de mais !!!!!).

Unte uma forma redonda (ou a que vc quiser) de fundo removivel, com manteiga + um pouco de farinha (o que ajuda a nao grudar o bolo na forma). Coloque a massa na forma e leve ao forno (à 180 graus) por 20 ou 25 minutos. Ele estara pronto quando as bosrdas estiverem mais durinhos e mais ou menos mole no centro. Nao cozinhe muito, para ele nao perder essa humidade gostosa.... ah, a dica do chef que mostrou a receita é : nao "finque" o bolo com faca ou garfo para ver se ele esta pronto, isso nao ajuda em nada e ainda seca o bolo. De uma balançada no bolo, se as bordas estiverem firmes e o centro mais molinho, esta pronto.

foto artistica hehehe

Jogue por cima o restante do chocolate derretido (fazendo uma bela cobertura) e coma... de joelhos, pq o bolo é bom demais !!!!! O chef fala que é pra comer quente mesmo. Nos comemos quente e frio, e pra falar a verdade das duas maneiras ele é bom...

Olha essa cobertura !!!! Essa cobertura, alias, é bem polivalente.... da pra fazer recheio de torta fria (pq assim que ela vai a geladeira, ela endurece por causa do ovo) e mais um monte de coisa.

Ta ai o video com a receita, que é em frances. Ah, o frances do tal Stéphane é algo simplesmente issuportavel !!! o soteque feio hehehehehe



Aquele abraço

CH

6 comentários:

maria neusa guadalupe disse...

ué...cadê meu comentário de ontem??? adorei a foto artística e a receita...maravilha...beijos reclamantes.

Mauricio disse...

12 ovos para fazer um bolo!
Ai não tem nem como ficar ruim, né !
Mais ovos que isso, so' o omelete da Amélie...

carlos henrique disse...

na verdade sao 12 claras e 6 gemas !!! hehe nao pode esquecer que nao tem fermento !!!

Unknown disse...

Ola! Que bolão lindo!!! Vou tentar aqui...é facil achar essa farinha de amêndoas? (Tenho até vergonha de dizer que fiz bolo de chocolate de caixinha pro aniversario do meu filho na escola, rs...Pra consciência não pesar muito joguei confette em cima e a criançada adorou! ufa!). Abraços!

carlos henrique disse...

aqui na França é super facil de achar e nao custa caro nao... tem em todos os supermercados.... ja no Brasil é mais complicado (em 2008 era bem dificil de achar) e custa caro....

té té

CH

Anônimo disse...

aiaiaia...LG esta fazendo um bolo de chocolate que nao leva manteiga,nem margarina nem oleo...tomara que fique bom...beijim diabetico da mamae

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails