segunda-feira, 5 de julho de 2010

Férias !!!! Historia 6 : Provence !!!


Ola, continuando as férias,

dia 07/06 pegamos um carro e fomos dar umas voltas no sul da França. Fomos direto pra Avignon, uma cidade medieval bem bonita, toda murada ainda. Estando na França, vale muito a pena conhecer Avignon. Ficamos em um camping la, que tinha um barquinho que levava até a cidade a cada 10 minutos, o que é uma mao na roda. Deixamos o carro no camping, e fomos pra cidade passear. Na França nao existem muitas vagas para estacionar carro na rua, passeando aqui tenha isso na cabeça, por que é muito dificil encontrar vagas !! Os prédios nao tem garagem, pois sao antigos, e o povo deixa os carros na rua.
A cidade é conhecida por ter abrigado durante anos os papas que vinham passar uns tempos na França. é uma cidade cheia de histoira, e conhecida também pela ponte quebrada. Tem até uma musiquinha de criança sobre isso.

Avignon fica aqui o :


Mas enfim estamos na Provence, e resolvemos dar umas voltas por ali. Essa regiao da França é conhecida pelas plantaçoes de lavandas, vinhos (onde nao tem vinho por aqui ? hehe), cerejas, legumes (berinjela, abobrinha, pimentoes), ervas (as famosas ervas de provance), azeites, trufas (as famosas trufas). Passeando de carro por essas bandas você vera muitas cerejeiras, muitas oliveiras, muitas plantaçoes de lavanda !!! é uma regiao muito bonita. Mas pegue as estradas nacionais e as rotas pequenas. Fuja das autoroutes (grandes rodovias, cheias de pedagio e de circulaçao rapida). Essas pequenas rotas sao gratuitas e você passa perto, ou até mesmo dentro de cidades. E as cidades sao muito perto umas das outras (distancias de 10km, um pouco mais ou um pouco menos). Na Provence visitamos outras vilas também.

Depois de Avignon fomos para Chateauneuf-du-pape (lembra do vinho que tomamos no ultimo post ? entao, a apelaçao vem dessa cidade). A cidade é realmente linda, e tem vinicolas por todos os lados, e caves a cada 5 metros dentro da cidade. A grande maioria oferece degustaçoes gratuitas !!!! Otima oportunidade pra degustar vinhos finissimos, e carissimos tambem.

Fica aqui o :


De la fomos para uma vila medieval linda, chamada Gordes. Se você tiver tempo, fique em Gordes. A cidade é linda, as vistas sao lindas, as lojas sao maravilhosas e o povo foi bastante simpatico com a gente.

Gordes Fica aqui o :


De Gordes, fomos para Roussillon, cidade conhecida pelos pigmentos naturais extraidos da terra (os ocres e as bases para aquarela). A cidade é linda também. Vale a pena curtir.

Roussillon fica aqui o :


Dormimos perto de uma outra vila medieval que se chama Goult. Passamos por ela no começo da noite. Macabro o lugar hehehe nao tinha uma unica alma viva na rua. E em uma cidade medieval, com nenhuma luz, e de noite....da medo heehehe A cidade é muito linda, cheia de casas do seculo XI ainda !!! com uma parte murada, e a parte do lado de fora do forte. Varias trilhas pra se fazer por la, porque a cidade fica "na frente" (dentro) do parque du Lubéron. E ainda você estara no Mont Ventoux (que também é uma apelaçao de vinho, bem bom por sinal hehehe). Muitas cerejeiras, vinhas e oliveiras por essas bandas. Passamos no outro dia pela manha pra conhecer melhor a cidade.

Goult fica aqui :


De la fomos para uma outra cidade chamada Oppède, na verdade, na Oppède le vieux ( a velha cidade de Oppède). Outra cidade medieval. Cheia de ruinas, mas ainda com umas partes preservadas. Mas foi a mais medieval de todas. Por que o castelo no alto do morro foi abandonado, entao da bem um climao heheehehe linda a cidade também. Mas é preciso parar fora da cidade, e subir apé. E antes de chegar na cidade velha, a gente passa por um jardim. Nesse jardim, varias plantas tipicas da Provance foram cultivadas e "etiquetadas". Entao da pra conhecer bem o que se tem por ali. Da pra comer cerejas também hehehehe

Oppède le vieux fica aqui o :



De Oppède passamos por uma cidade que se chama Ménerbes. Nao paramos por la. Estavamos morrendo de fome e nada estava aberto hehehee (dica, cidades pequenas param de servir comida entre as 14 e 19h, coma antes, ou faça uma matula hehehehe) entao corremos para uma cidade maior, que se chama Apt. Nao deu tempo de ver a cidade, e fomos diretamente para Aix-en-Provence. Cidade linda, lembra muito Lyon. Dormimos la. Acabou que nao deu tempo de ver a cidade. De la fomos fazer a Côte d-Azur.

Fizemos isso o :

Como a gente gosta de comer hehehe e de conhecer as coisas, vao ai algumas dicas pra curtir a culinaria local.

Fotos de Avignon :
A "casa do papa" ao fundo, e a muralha na frente.

A famosa ponte de Avignon

A dica gastronomica fica para essa simpatica loja de "delicias" da regiao. Tudo feito pela propietaria da loja (bom, quase tudo). Havia desgustaçao dos produtos que ela faz (patês, conservas e afins). Tudo muito bom e com bom preço. Essa loja fica na 20, place du Change.

Aqui o :

aproveite pra andar bastante pela cidade. Ela é linda.

Fotos de Chateauneuf-du-pape :

Pra todos os ladas na cidade tem caves assim, pra venda e degustaçao.

Nao da nem pra indicar uma !!! Uma dica boa é dar uma estudada em casa, pra saber quais sao as caves "quentes" e ir direto nelas.

Uma dica, pegue qualquer rua que suba, e va subindo. Você chegara ao castelo (ruinas). E a vista de la é linda.

Fotos Gordes :

A vista pra cidade, logo antes de chegar.

A dica gastronomica é essa lojinha ai. Varios produtos tipicos. Ela fica na Rue du Four, e se chama Le Gabouton. Tem até site : www.le-gabouton.com

Varios produtos. Azeite que nunca vi na vida, com cores, sabores e perfumes diferentes. Ah, e a garrafinha verde ai é Absinto !!! 69% de alcool.. .comprei uma garrafa :)
As famosas trufas. E é a propietaria da loja que colhe essas trufas !!! Legal demais, ela é super simpatica. Vale a pena passar por la.

Fotos Rousillon :




Goult :

Dentro da cidade tem um jardim com um pomar de frutas tipicas. A onda é fazer a gente experimentar as frutas de todas as estaçoes. Infelizmente nao tinha nenhuma...

ainda em Goult.

Roubando cerejas em Goult (que coisa feia).


Oppède le vieux :



a gente nas ruinas do castelo.

Ufa, bastante coisa pra mostrar.

Ficam ai as dicas.

Aquele Abraço.

CH

Um comentário:

maria neusa guadalupe disse...

Que maravilha !Adorei seu diário das viagens...Provence faz parte do meu sonho( que vai se realizar só se eu parar de comprar bobagens..rs).Beijos felizes por vcs!

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails