quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Bobó de camarão


Nao sei se ja comentei, mas eu e um amigo frances (o Pierric) estamos fazendo umas trocas culinarias: eu ensino coisas brasileiras e ele francesas. Na terça foi a terceira (eu acho hehe). Fizemos Bobó de camarão. Ficou bem bom. La vai a receita.

Bobó de camarão

Ingredientes :

- Meio kilo de mandioca, cortada em pequenos cubos e bem cozida. (as vezes pode ser mais, as vezes pode ser menos, depende hehehe use um tanto bom, até ficar do jeito que gosta)

- 1kg de camarao fresco limpo (guarde a carapaça, mas pode jogar fora a cabeça)

- Suco de 1 limao

- Azeite

- Meia cebola grande picada

- 5 dentes de alho picados

- 5 tomates sem pele nem sementes picados (nao usamos aquele « tomati pelati », que vem numa lata, ja cozido e com bastante suco, usamos quase uma late de 800g, eu acho, e mais 2 tomates ‘normais’ picados »

- 1 ramo de coentro (adicionamos também um pouco de semente de coentro, bem amassada)

- Pimenta

- 250ml de leite de coco (um vidrinho).

- 6 colheres de sopa de azeite de dendê (nao encontramos, entao nao usamos hehe)

Preparo

Coloque as carapaças em uma forma e leve ao forno bem quente, so pra dar uma douradinha. Retire, coloque numa panela com agua (so cobrindo as carapaças) e deixe ferver (pode ir colocando agua quando secar, umas duas ou tres vezes ja esta bom). Reserve.

Tempere os camaroes com o limao (eu nao gosto de colocar sal agora, so depois). Numa panela, aqueça o azeite e doure a cebola e o alho. Junte o camarao, deixe tomar um pouco de gosto, e depois os tomates. Deixe reduzir um pouquinho. Dai coloque o coentro, sal e pimenta.

Bata a mandioca no mixer. Pra ficar mais facil, va colocando a agua em que você ferveu as carapaças de camarao. Bata até ficar bem lisa, parecendo um creme (nao um purê).

Misture esse creme de mandioca ao refogado de camarao. Coloque o leite de coco e confira o sal e a pimenta (nessa hora colocaria o dendê também). Deixe fervendo em fogo bem baixo.

Faça um arroz e ja esta beleza pra comer hehehe pra decoraçao pode fazer o classico: cozinhe uma abobora, sem tampa e sem as sementes. Quando estiver cozida, mas ainda firme, escorra toda a agua. Antes de colocar o Bobó dentro dela, você pode dar uma pincelada de azeite por dentro, so pra dar um tchan hehe coloque o Bobó dentro e sirva. O bom de servir assim é que da pra ir tirando umas lascas da “carne” da abobora na hora de se servir hehehe

É isso ai, abraço

CH


2 comentários:

Anônimo disse...

HUm!Delícia de bobó..pena que a maioria não foi....beijos degustadores da maria neusa

Chef Solares disse...

Vc vai matar a francesada com estas comidas!!! hehehe O povo aqui não á acostumado com comida temperada não, hehehe

Cara, o dendê, vc acha em mercadinhos africanos. Chama huile de palme (caso vc ainda não saiba). Aqui em Nice a gene acha bem facilmente, até no Carrefour e afins.

Abraço

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails