domingo, 13 de abril de 2008

Camarão com manga

E ai pessoal, falei que ia escrever mais, mas tenho estado mais sem tempo ainda hehehehe mas hoje vai uma receita que ficou muito boa... Façam ai e me falem. Parece complicado mas nem é. É de boa de mais de fazer. E vale a pena.

CAMARÕES SERVIDOS COM CAVIAR DE SAGU E VALOUTÉ DE MANGA


Ingredientes (pra duas pessoas)

Caviar de Sagu

ingredientes

- 100 de sagu (tem da yoki, vem com uma essencia que você pode jogar fora hehe daí fica só o pacotinho com umas bolinhas brancas. Sagu lá fora é conhecido como tapioca, o Alex Atala é que anda usando muito)
- um litro de água
- 100ml de shoyo, ou até mais
- um pouco de gengibre ralado
- um pouco de suco de limão
- sal
- azeite

cozinhe o sagu na água por uns 30 minutos, até ficar transparente ( ele fica bem bonito quando fica com uma bolinha branca dentro, dai cozinha só por uns 20 minutos). Escorra, e lave bem, pra não grudar. Coloque em uma vasilha, adicione o shoyo e deixe de um dia pro outro. No outro dia, lave novamente e tempere com o limão, o gengibre, o azeite e o sal. Reserve na geladeira.



Velouté (coloquei esse nome só pra tirar uma onda hehe na verdade é quase um creme, não é tão ralo quanto sopa e nem tão grosso quanto creme. Tem uma aparência meio "aveludada". Na verdade Velouté é um tipo de molho da cozinha francesa, feito com osso de frango, peixe e por ai vai. Daí engrossa com roux - manteiga e farinha, depois ensino a fazer direitinho pra quem não sabe) :

- 2 mangas tommy maduras e cortadas em cubinhos
- vinho branco seco quanto baste
- um colher de sobremesa de erva doce (estou chutando a quantidade, eu vou no olho mesmo hehehe)
- um pouco de noz moscada moída na hora
- sal e pimenta
- uma échalote picadinha (é aquele cebola pequenininha)
- azeite

Doure a cebola no azeite. Coloque os cubos de manga e dê uma refogada de leve. Adicione vinho branco só até cobrir a manga. Coloque a erva doce e a noz moscada. Deixe reduzir até a metade. Bata no liquidificador e coe. Deixe reduzir só mais um pouquinho no fogo bem baixo. Reserve.

Se você tiver uma boa mostarda, pode colcar um pouco, por que fica bem bom também.



Camarões

ingredientes:

- Camarões médios limpos (uns 10 por prato da, mas se quiser colocar mais pode, fique a vontade)
- páprika picante
- tandori ou, se não achar, pode usar curry.
- sal e pimenta
- azeite para grelhar

Faça uma "marinada seca", passe a páprika e o tandori pelos camaraões e reserve na geladeira uns 30 minutos. Retire e tempere com sal e pimenta. Grelhe em um pouco de azeite


Finalização

Coloque os camarões (quentes) no meio do prato, o velouté de manga (quente) em volta, que nem sopa hehehehe e uma colher do caviar (frio) em cima dos camarões.

Tomando um espumante seco ou um riesling fica bom de mais

é isso ai, aguardo comentários.

Aquele abraço

Um comentário:

Anônimo disse...

puxa..camarão e manga ?que mistura exótica....benza Deus que vc ainda tem tempo de postar novas delícias aqui...beijos saudosos da maria neusa

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails