terça-feira, 27 de novembro de 2007

"Vinagrete"

Pra começar vou colocar uma receita Gourmet, é um "vinagrete". Vinagrete com aspas mesmo, por que na verdade vinagrete é um tipo de molho francês, que a gente se apoderou dele e fez a nossa boa e velha receita de acompanhamento de churrasco (e que na verdade é uma receita argentina hahahaha sem polêmicas hein?!). Mas isso é uma outra história, e ficará pra uma outra postagem...
A receita é bem parecida com o nosso vinagrete, leva tomate, cebola, azeite, ervas, sal, pimenta e...........mamão papaia!!! é isso aí, Vinagrete de mamão papaia!!! Vi alguma receita parecida alguma vez, não me lembro onde... lá vai como eu faço e sirvo essa receita... só uma observação, não me atenho muito a quantidades, vou colocar meio por cima mesmo, vão ajeitando hehehe:

para 4 pessoas

- mamão papaia, 2 ou 3
- uma caixa de tomate cereja (mais ou menos uns 250gr)
- cebola, umas quatro échalote, é a cebola pequena, aqui na região eles chamam de cebola pirulito.
- manjericão, bastante, pode usar salsinhabem picadinha junto também
- pimenta moida na hora (eu uso a branca, mas a do reino fica muito boa)
- sal
- azeite extra virgem

Corte o mamão e a cebola em cubinhos, e alguns tomates ao meio ( a proporção fica por sua conta). Misture tudo. Tempere com o sal e a pimenta e coloque folhas de manjericão. Regue com muito azeite (eu coloco quase 100ml !!!! praticamente uma marinada). Misture tudo.

Para servir, rasgue uma folha de alface, algumas de rúcula e coloque no meio do prato. Em volta arrume um bocado de agrião. E por cima ponha algumas colheres do vinagrete. Perfeito.

Da ultima vez que fiz essa receita eu servi junto uma mouse de kani-kama, quase uma terrine, receita do Chef Christophe Besse, um chef suiço bem bacana de São Paulo (restaurante All Seasons) , que me deu seu livro quando eu trabalhei na sua equipe em um festival.

Muito boa essa entrada, vale a pena fazer.

Desta última vez que servi assim (lá na casa do Wavá e da Alci) tomamos com um vinho da uva gewurztraminer da vinícula brasileira Salton, se não me engano de 2006. É um belo vinho para acompanhar esse prato, principalmente servido com o kani. É um vinho aromático, com uma acidez muito boa e na boca é delicioso. Vale a pena. Não vou fazer ainda esses papos de enochatos - "aromas de maça, pessego e flores" - hehehe é legal entender essas coisas, mas por enquanto não...... basta dizer que é um vinho muito bom, e pra esse nosso país quente, é um boa pedida. Sirva-o bem frio. Ah, acompanha muito bem pratos com frutos do mar e apimentados, tipo um frango indiano. Deixarei os por menores desse vinho para uma próxima postagem.

E aí, gostaram? postem seus comentários por favor!!!!!!

Aquele abraço e até a próxima

Carlos Henrique

7 comentários:

maria neusa guadalupe disse...

.me deu água na boca...hummmmmmmm...quero experimentar uai.... vc faz pra mim aí?beijos suplicantes

sueli halfen ( POA) disse...

Vou experimentar.........sei que vou gostar !!!

Já te adicionei aos meus favoritos !
conheçe pate de camarão...fácil,barato,gostoso !

abraço Sueli do sul, bá tchê tu vai fazer sucesso !

sueli halfen ( POA) disse...

Carlos Henrique...passa uma receita legal de mocaccino com cacau...existe ?

maria olimpia disse...

Só hoje tomei conhecimento do seu blog e já coloquei entre os meus favoritos. Vou visitá-lo sempre.Precisamos trocar receitas. Essa do vinagrete do mamão papaia eu vou experimentar. Beijos e visite o meu blog também. ele é mais literário mas costumo colocar lá algumas receitinhas também. nenhuma de gourmet, como a sua, mas, quem sabe? Essa semana experimentei uma receita de bacalhau cozido no leite, com purê de batatas e couve mineira que todos aprovaram. eu pego as chamadas receitas de gourmet e barbarizo. Beijos cozinheiros da Maria Olímpia

Debora disse...

Carlos Henrique,gostei muito, principalmente da sugestão do vinho...amanhã vou procurar para experimentar no fim de semana.
Valeu!
Débora (Gralha Azul)

Anônimo disse...

Hummm, adorei a idéia da mousse de kani com este vinagrete!! Na França, "uma" vinagrete (que é feminina lá) é a mistura de 3 porções de qualquer tipo de óleo, 1 porção de qualquer tipo de vinagre, sal e pimenta. O que se acrescenta dá o sabor principal e o nome à vinagrete. Foi mal, eu não quis intrometer demais, mas adoro trocar conhecimento. Vou experimentar a idéia!!! Sou amigo da sua prima Amana e foi ela quem me indicou o seu blog. Bacanérrimo!!! Serei visitante assíduo!! Abraços e parabéns pelas receitas e dicas.

carlos henrique disse...

é isso ai Jaime valeu de mais...sou cozinheiro amador e curioso profissional hehehehehe a idéia é essa, trocar ideia e ir fuchicando nos aromas e sabores dos prazeres à mesa heheehhe

aquele abraço, aguardo mais comentários e dicas.

Gourmet Glutão

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails